top of page
CNC5.jpg

Téc. de Planeamento Industrial

icon-metalurgica.png

DESCRIÇÃO GERAL

Curso Profissional de Técnico/a de Planeamento Industrial de Metalurgia e Metalomecânica

 

Apto a orientar e a desenvolver, de forma autónoma e precisa, atividades relacionadas com a Produção em Metalomecânica, nomeadamente a programação de máquinas-ferramentas com comando numérico computorizado (CNC), a operação de máquinas-ferramentas tanto convencionais como com CNC, a execução e/ou reparação de moldes, cunhos, cortantes e outras peças ou conjuntos de precisão. Este técnico também está apto a participar noutras atividades inerentes ao processo, tais como, na preparação do trabalho, no planeamento e no controlo do processo produtivo, com vista ao fabrico de peças unitárias ou em série, de acordo com as especificações técnicas e qualidade definidas.

planeamento.JPG

Atividades Principais

 

​•    Interpretar desenhos, normas e outras especificações técnicas, a fim de identificar formas e dimensões, funcionalidade, materiais e outros dados complementares relativos a equipamentos industriais.
•    Planear e organizar os trabalhos de manutenção de equipamentos industriais, de acordo com as normas de qualidade estabelecidas.
o    Estabelecer planos de manutenção dos equipamentos, tendo em conta, nomeadamente, os prazos e os recursos humanos;
o    Avaliar as necessidades de equipamentos e materiais e providenciar pela sua aquisição;
o    Distribuir o trabalho a executar pela equipa de manutenção.
•    Orientar, controlar e desenvolver as atividades na área da manutenção de equipamentos industriais.
o    Planear e estabelecer a sequência e os métodos de trabalho de montagem e desmontagem de componentes e/ou equipamentos industriais e definir a aplicação dos processos, materiais e ferramentas adequados à execução dos trabalhos, de acordo com o diagnóstico efetuado;
o    Orientar e desenvolver as operações de reparação e manutenção de máquinasferramentas mecânicas ou C.N.C., tais como tornos, fresadoras, retificadoras, afiadoras e furadoras, entre outras;
o    Controlar as manutenções executadas e os equipamentos reparados, utilizando os instrumentos adequados.
•    Orientar ou proceder à instalação, preparação e ensaio de vários tipos de máquinas, motores e outros equipamentos industriais.

SAIDAS PROFISSIONAIS

• Empresas Industriais;
• Montagem de Estruturas Metálicas;
• Oficinas e Serralharias;
• Fabrico e reparação de moldes;
• Assistência Técnica.

bottom of page